terça-feira, 3 de setembro de 2013

Breve História de Portugal

Agricultura nos Países Lusófonos 


Equipe: Everlania Felix, Mykaelly Morais, Júnior Pinheiro, Dálber Silva.
Curso: Agronomia. (6ª trimestre.).
Professor: Rodrigo


Breve História de Portugal
 

A história de Portugal como nação europeia, remonta a Baixa Idade Média (período da história da Europa entre os séculos V e XV). Sendo que a presença humana em seu território ocorreu há cerca de 500 mil anos. 

Os primeiros povos a visitarem (ou invadirem), a região, foram os Lígures (segundo Hesíodo século VI a.C, eram um dos três povos “bárbaros”, que governavam sobre a costa ocidental do mundo conhecido), e os Íberos (povo que habitou as regiões sul e leste da Península Ibérica na antiguidade). Depois vieram os fenícios, gregos, cartagineses (povo de origem semita), e celtas. Mas foi por volta do século III a.C, que houve a invasão romana na Península Ibérica. Os romanos deixaram marcas profundas na língua, na lei, e também na religião. Após o declínio do império romano, a península foi ocupada por povos germânicos, e depois por mulçumanos (mouros, e alguns árabes). Nesse período os cristãos foram para o norte, nas Astúrias. 

O Reino de Portugal, só foi fundado em 1139, durante a reconquista cristã. Com a estabilização de suas fronteiras em 1297, Portugal tornou-se o país europeu com as fronteiras mais antigas.
Como pioneiro da exploração marítima, Portugal expandiu os seus territórios, entre os séculos XV e XVI, estabelecendo o primeiro império global. 

Navegação em Portugal 

Desde a idade média que os portugueses praticavam navegação no litoral de seu território. A navegação dessa época era destinado principalmente á pesca do bacalhau. Foi através dessa atividade, que os portugueses adquiriram conhecimentos náuticos. E foi com esses conhecimentos, que esse país se tornou uma das principais potências, em navegações, e descobrimentos marítimos. 

Durante os séculos XIV e XV, os navegadores portugueses fizeram viagens em busca de recursos minerais, vegetais, e outras riquezas, na costa do continente africano. Mas os seus maiores empreendimentos marítimos, aconteceram nos séculos XV e XVI, com descobertas e conquistas de vários territórios na África, Ásia, e América do Sul. 

Um fato que ajudou impulsionar a navegação portuguesa foram os preços das especiarias asiáticas, que os genoveses, e venezianos cobravam. Eram os comerciantes das duas cidades italianas, Gênova, e Veneza, que dominavam, e usavam a rota do Mar Mediterrâneo, obrigando Portugal a buscar uma nova rota para comprar especiarias asiáticas. Essa nova rota foi descoberta pelo o navegador Vasco da Gama, que chegou ás Índias contornado o continente africano. 

Com essa descoberta os portugueses passaram a comercializar as especiarias na Europa, obtendo altos lucros. Com esse comércio a economia do país cresceu, tornando Portugal uma nação economicamente importante. 

Referência:
HISTÓRIA de Portugal – Wikipédia, a enciclopédia livre Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_Portugal>. Acesso em: 03 set. 2013. 

IDADE Média – Wikipédia, a enciclopédia livre - Wikipédia - Wikipedia Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_M%C3%A9dia>. Acesso em: 02 set. 2013. 

LÍGURES – Wikipédia, a enciclopédia livre Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADgures>. Acesso em: 02 set. 2013. 

IBEROS – Wikipédia, a enciclopédia livre Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Iberos>. Acesso em: 03 set. 2013. 

OS CARTAGINESES Povo de origem semita (logo, não i... - Roma Antiga Disponível em: <http://roma-antiga.blogspot.com.br/2005/06/os-cartagineses-povo-de-origem-semita.html>. Acesso em: 02 set. 2013. 

NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS - história dos descobrimentos ... Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/pesquisa/navegacoes_portuguesas.htm>. Acesso em: 02 set. 2013.
Apostila Pré-Universitária. Volume 4.A. Ed. Ipiranga, Fortaleza, 2007. História. pág.33

Nenhum comentário:

Postar um comentário