quinta-feira, 4 de julho de 2013

ATIVIDADE AGRÍCOLA EM TIMOR LESTE

Adelino Lucena
Danisio Vieira
Erlon Silva
Igor Simplício
João Bosco
Valdécio Rodrigues

A atividade agrícola no Timor Leste deve ser pautada sobre dois pilares; em que o primeiro deve ser voltado para produção agrícola sustentável e o segundo para conservação florestal.

Nessa perspectiva, buscam-se minimizar os impactos causados ao meio ambiente, devido à necessidade de se ter recursos para a atividade agrícola, por exemplo, as nascentes, as florestas, os solos, a fauna, a flora serem bem conservados ou quando possível preservados. Portanto, todos os recursos disponíveis na agricultura em Timor devem ser administrados no intuito de impedir danos à deterioração dos solos e prejuízos ao meio ambiente. Outro fator que requer atenção é o uso abusivo de defensivos agrícolas, de pesticidas, de herbicidas e de todos os demais produtos que degradam os recursos naturais que os agricultores utilizam para a produção.

Justifica-se a necessidade dessa abordagem sustentável sobre o ponto de vista de que, 70% da área em Timor apresenta inclinação superior a 26º, dessa área maior parte é preenchida por famílias rurais que fazem uso dela para cultivar. Só que devido à falta de manejo adequado para essas áreas temos a seguinte situação:

Os terrenos estão degradados devido à erosão dos solos, retenção limitada de humidade e diminuição da fertilidade. Isto contribui para uma baixa produtividade e para uma susceptibilidade elevada de situações de escassez de alimentos.     
(PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO, Pág. 120)

Pensando nessas circunstâncias devem ser tomadas novas medidas para contornar tal situação, pois a agricultura de subsistência é predominante em Timor, mas a mesma se encontra fragilizada sobre os aspectos de produção e de produtividade, devido a uma má qualificação dos agricultores ou pela falta de apoio governamental. Pois, as políticas voltadas para a agricultura no Timor Leste é imprescindível pela quantidade da população rural existente neste país,  seja para melhorar a produção seja para inseri-los no mercado, fortalecendo-os economicamente.

Para mais informações acesse:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CDcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fplanipolis.iiep.unesco.org%2Fupload%2FTimor-Leste%2FTimor-Leste_Plano_Desenvolvimento_Estrategico_2011-2030.pdf&ei=9VrVUdW8IouI0QGTcg&usg=AFQjCNHPkm86i-AL1-b4xK1Oeu5fWH09jw 

Nenhum comentário:

Postar um comentário